Instrumentação virtual é o uso de software personalizável e hardware de medição modular para criar sistemas de medição definidos pelo usuário, chamados instrumentos virtuais .
Os sistemas de instrumentação de hardware tradicionais são compostos de componentes de hardware predefinidos, como multímetros digitais e osciloscópios que são completamente específicos para seus estímulos, análises ou funções de medição. Devido à sua função codificada, esses sistemas são mais limitados em versatilidade do que os sistemas de instrumentação virtual...
A principal diferença entre instrumentação de hardware e instrumentação virtual é que o software é usado para substituir uma grande quantidade de hardware. O software permite que hardware complexo e caro seja substituído por hardware de computador já adquirido; por exemplo, o conversor analógico-digital pode atuar como um complemento de hardware de um osciloscópio virtual , um potenciostatopermite aquisição e análise de resposta em frequência em espectroscopia de impedância eletroquímica com instrumentação virtual.
O conceito de um instrumento sintético é um subconjunto do conceito de instrumento virtual. Um instrumento sintético é um tipo de instrumento virtual que é puramente definido por software. Um instrumento sintético executa uma síntese, análise ou função de medição específica em hardware agnóstico de medição completamente genérico. Os instrumentos virtuais ainda podem ter hardware específico de medição e tendem a enfatizar abordagens modulares de hardware que facilitam essa especificidade. Hardware de suporte instrumentos sintéticos é, por definição, não específico para a medição de, nem é necessariamente (ou geralmente) modular.
Aproveitando as tecnologias disponíveis comercialmente, como o PC e o conversor analógico-digital , a instrumentação virtual cresceu significativamente desde o seu início, no final da década de 1970. Além disso, pacotes de software como o LabVIEW da National Instruments e outras linguagens de programação gráfica ajudaram a aumentar a adoção, facilitando o desenvolvimento de sistemas para não programadores.
A tecnologia recém-atualizada chamada "HARD VIRTUAL INSTRUMENTATION" é desenvolvida por algumas empresas. Diz-se que, com esta tecnologia, a execução do software é feita pelo próprio hardware, o que pode ajudar no processamento rápido em tempo real.
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário