O que são plugins e VSTi ou VST?

O que são plugins e VSTi ou VST?


VST plugins funcionam geralmente dentro de uma estação de trabalho de áudio digital (DAW), para fornecer funcionalidade adicional. A maioria dos plugins VST são ou instrumentos (VSTi) ou efeitos, embora existam para outras categorias analisadores de espectro, por exemplo e vários metros.

VST plugins costumam fornecer uma interface de usuário gráfica personalizada, que exibe controles semelhantes aos interruptores e botões físicos no hardware de áudio. Alguns plugins (muitas vezes mais velhos) contam com o aplicativo host para sua interface de usuário.


As VST instrumentos incluem emulações de software para simulação de sintetizadores de hardware bem conhecidos e samplers. Estes geralmente imitam a aparência do equipamento original, bem como as suas características sonoras. Isso permite que músicos e engenheiros de gravação usem versões virtuais de dispositivos que de outra forma poderia ser difícil ou caro de se obter.

As VST instrumentos recebem notas como informação digital via MIDI, e saída de áudio digital. São Plugins de efeito, recebem áudio digital e processam-no por meio das suas saídas.


Nota: Alguns plugins de efeito também aceitam MIDI de entrada, por exemplo MIDI sync para modular o efeito em sincronia com o tempo). Mensagens MIDI pode controlar ambos os parâmetros do plugin de instrumentos e efeitos. A maioria dos aplicativos de host pode encaminhar a saída de áudio de um VST para a entrada de áudio de um outro VST (encadeamento). Por exemplo, a saída de um sintetizador VST pode ser enviado através de um efeito VST reverb.

Existem três tipos de plugins VST:

01- VSTi (instrumentos). Eles são geralmente, ou sintetizadores virtuais, ou samplers. Muitos recriam a aparência e o som de sintetizadores de hardware famosos. Os VSTi mais conhecidos incluem: Massive, FM8, Absynth, Sylenth1, Reaktor, Gladiator, Vanguard, Nexus, Serum, Omnisphere, entre muitos outros.


02- VST, que por sua vez gera efeitos de áudio e executa as mesmas funções de processadores de áudio hardware, como compressão, distorção, reverbs, delays, phaser, etc. E também temos efeitos de monitoramento, que fornecem feedback visual do sinal de entrada, sem o processamento de áudio. A maioria dos DAWs (Estação de Trabalho de Áudio Digital) permitem múltiplos efeitos em cadeia. Dispositivos de monitoramento de áudio, como analisadores de espectro e medidores de decibéis, representam características de áudio (de distribuição de frequência, amplitude, etc.) visualmente.

03- VST MIDI envia efeitos MIDI (por exemplo, transpor ou arpejo) e encaminha os dados MIDI para outros instrumentos VST, ou a dispositivos de hardware, que estejam conectados.
fonte: Wikpédia

Plugins VSTs gratuitos
  1. Sintetizadores
  2. Plugins de efeitos
  3. Plugins samplers

Plugins VSTs pagos

  1. Sintetizadores
  2. Plugins de efeitos
  3. Plugins samplers

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vejam também mais esses